Há uma necessidade no mercado global de se aprimorar cada vez mais o trabalho em equipe para potencializar principalmente o setor comercial de qualquer empresa.
Primeiro, parto do princípio que se saiba a diferença de equipe e grupo. Grupo é apenas um coletivo de profissionais que trabalham juntos; Equipe é um organismo que funciona em sincronia para atingir um mesmo objetivo, logo é algo muito mais complexo!
É no conceito de equipe que reside o sucesso dela. É algo mais simples do que se imagina. primeiro você tem que fazer parte da equipe; saber exatamente qual sua função, e a partir daí funcionar; depois você tem que realmente senti-la, literalmente! Como se fosse um atleta, que respira, transpira, tem emoções, treina, trabalha, se alimenta, ama e tem a vitória como foco. A partir daí você tem uma visão 360 graus (procurar em conceitos de planejamente e administração) que é necessária para o sucesso e a qualidade.
Particularmente, eu fico deslumbrada com essa percepção, e faço dela minha principal arma para o sucesso.
Simplicidade, organização e disciplina também são muito importantes.
A receita é basicamente esta. Sirva-se!
Trabalho em equipe
Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe
Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3". Por tudo isto aqui ficam dez dicas para trabalhar bem em equipe.
http://www.curricular.com.br/artigos/carreira/trabalho-equipe.aspx
1. Seja paciente Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.2. Aceite as ideiás dos outros As vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar. |
3. Não critique os colegas
As vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.4. Saiba dividir
Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.5. Trabalhe
Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.6. Seja participativo e solidário
Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.7. Dialogue
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.8. Planeje
Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.9. Evite cair no "pensamento de grupo"
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.10. Aproveite o trabalho em equipe
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.http://www.curricular.com.br/artigos/carreira/trabalho-equipe.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário