Sabemos que o respeito é a base para a construção  de um mundo melhor em todos aspectos. No ambiente de trabalho, contudo,  ainda é comum perceber que o conceito de respeito é confundido com o  conceito de subserviência. Este é um ranço que herdamos em face do  padrão estabelecido nas relações do trabalho ao longo dos séculos.
A sociedade moderna, porém, tem demonstrado que o respeito recíproco é  um forte aliado da produtividade na empresa. Para tanto, é preciso estar  atento o tempo todo, procurando sempre respeitar o ambiente interno e  externo em que estamos inseridos, enxergando nossos limites e  respeitando o colega de trabalho como um verdadeiro ser humano.
Todos merecem o devido respeito: desde o porteiro até a diretoria da  empresa, afinal de contas este é o conceito de parceria que visa reunir  pessoas com natureza, formação e cultura tão distintas com a finalidade  de atingir um objetivo comum.
Que não se confunda o espírito de parceria, baseado no respeito, com o  espírito de parceria baseado na camaradagem. Numa empresa, ninguém está  fazendo favor para ninguém, cada um possui metas a serem cumpridas às  quais corresponderá uma remuneração pré-determinada. Um clima de  camaradagem propicia certas brincadeiras que, no ambiente de trabalho,  podem ser altamente perniciosas. Por isso,  alertamos nossas empresas  para que saibam distinguir o que é respeito do que é amizade.
É muito importante que percebamos os nossos empregados como  seres  humanos que merecem respeito ao jeito de ser em razão da natureza, da  formação ou da cultura de cada um. Por outro lado, também é muito  importante que se exija do empregado o respeito às regras da empresa, o  respeito ao seu patrimônio, às ordens hierárquicas e, também, para com o  uniforme, o EPI e as ferramentas de trabalho.
A importância de se difundir o conceito de respeito no trabalho em  conjunto com os valores necessários à construção de uma pessoa melhor  é  imprescindível para que cada empregado aprenda a valorizar a empresa,  os colegas e, também, a si próprio. O investimento do gestor de pessoal  em tais valores fará com que o ambiente de trabalho na empresa seja  pautado em um clima de dignidade, atenção, zelo e educação.
É oportuno observar que a ausência de respeito gera um estresse  desnecessário e muito improdutivo. Quando o ambiente é de arrogância,  humilhação, descaso com os direitos mais básicos e, sobretudo,  descumprimento das normas legais a empresa obtém, como resultado, um  empregado que não se compromete com suas atividades, atribuições e/ou  funções, não se empenha em usar a melhor técnica, nem evita o  desperdício, não faz "aliança" com a empresa, nem compartilha boas  idéias ou boas atitudes com a equipe.
De outro lado, quando se tem respeito, o ambiente de trabalho fica  harmonioso e alegre, prevalecendo a transparência, a sinceridade e a  verdade entre os seus componentes, pessoas que se sentem valorizadas e  satisfeitas.
Quando criamos em cada departamento esse clima favorável, obtemos um  comprometimento e um envolvimento cada vez maior do empregado nas  atividades da empresa. Obtemos o engajamento do empregado no trabalho em  prol da busca incessante por melhores resultados e, por conseguinte,  maior produtividade. Só a partir de um gestão inteligente como esta é  que as empresas poderão, efetivamente, chamar os seus empregados de  “parceiros”.
Tente zelar pela agregação de valores mais elevados na relação de  trabalho e faça parte do time que torce pela melhoria do mundo.
Por Soraya dos Santos Pereira
Assessora Jurídica do SICEPOT-PR
Fonte: http://www.sicepot-pr.com.br/index.php?pag=conteudo&id_conteudo=102&idmenu=14&edicao-10--marco--2009--respeito-no-ambiente-de-trabalho 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário