De acordo com a consultora Rita Batista, não existem regras para se comunicar bem, mas sim orientações a serem seguidas
Existem momentos em que se apresentar é inevitável. "Meu nome é...", "Sou de..." e "Estou aqui para..." são sentenças que serão usadas durante as mais diversas ocasiões.Na maioria dos casos, porém, tudo isso pode causar desconforto, gerado da timidez. No entanto, ao aliar desenvoltura e relevância nas informações, a apresentação se tornará rápida e objetiva.
O que, quem, como...
De acordo com a consultora da RH Internacional, Rita Batista, não existem regras para se comunicar bem durante uma apresentação, mas sim orientações a serem seguidas.
“É sempre bom estar relaxado, afinal é sobre você mesmo que irá falar. Organize, diga seu nome, para que veio e suas características”.
Um aspecto da comunicação verbal que deve ser levado em conta é o uso correto da língua portuguesa. Segundo a consultora, deve-se falar de maneira fluente e com uma linguagem objetiva.
Outro ponto para o qual Rita chama a atenção é o da preparação. Em sua avaliação, quanto mais treinamento, melhor será o resultado, mesmo tratando-se de uma simples “divulgação da imagem”.
Não faça da sua apresentação um fiasco
Pode-se dizer que saber se apresentar é uma arte. Não exagere e foque no ponto-chave daquele momento.
“Ao se apresentar para os colegas de um curso de inglês, por exemplo, não precisa contar sobre a sua vida pessoal. Apenas revele o seu objetivo com aquelas aulas e como elas serão aplicadas em sua vida”.
Outro fator importante é o vício de linguagem (“Né”, “tá”, “ok”). Dar margem a eles e a palavras imprecisas pode transformar sua apresentação pessoal em um 'circo de erros'.
"Evite excesso de gírias e gestos indevidos. Outro ponto importante é não permanecer demais em um mesmo assunto, isso irá cansar os ouvintes”, explica Rita.
A consultora sustenta que se apresentar em uma entrevista e em um curso são situações muito distintas. “Em ambos os casos é necessário planejamento, mas na entrevista você está fazendo uma venda para um ou, no máximo, três entrevistadores. Seja sucinto: 'Olá meu nome é... Estou aqui para...'”.
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/a-arte-de-saber-falar-como-nao-passar-vergonha-ao-se-apresentar/33874/
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